quarta-feira, 30 de março de 2011

NÃO

Como todo mundo, eu também tenho dificuldade em ouvir um “não” como resposta! Mas às vezes é preciso, não é mesmo? Essa palavrinha (NÃO) tão temida pelos apaixonados que pretendem pedir alguém em namoro, tem um sentido radical. É justamente por isso que muitos se intimidam diante dela. Dizer NÃO em alguns momentos pode significar acabar com a alegria de alguém e em outros momentos o NÃO pode ser um brilho de esperança. Mas o importante mesmo é ser dito no momento certo. Já presenciei situações complicadas causadas pela falta de coragem de alguém dizer NÃO no momento certo e dizer NÃO na hora errada. O Não faz parte da vida e é recomendável até mesmo para as crianças, pois ao ouvirem o "não" de seus pais se tornam realistas e menos mimadas. Se a palavra NÃO tivesse uma aparência seria como daquelas placas de trânsito, por exemplo: Proibido estacionar! É um alerta, um recado negativo à sua expectativa.  Mas o Mestre Jesus nos deixou esta lição: Seja, porém o vosso falar: Sim, sim; não, não, porque o que passa disso é de procedência maligna (Mt 5.37).Quando deixamos de usar o simples NÃO como resposta nos embaraçamos em mentiras para justificar outra resposta. Por isso, por mais difícil que possa parecer usar essa palavrinha, não se intimide, diga: NÃO!

sábado, 19 de março de 2011

TEMER A DEUS OU AOS HOMENS?

Existem períodos decisivos em nossa vida em que nos vemos diante de um grande desafio. O desafio de ser fiel ao que cremos ou ao que os outros querem que creiamos. Sinceramente é desgastante ter que enfrentar a oposição da maioria e muitas vezes ter que expor nossa opinião tão contraditória. Mas é necessário e ninguém escapa disso - basta olharmos para o passado e aprender com aqueles que, com certeza, também temeram e se angustiaram diante da perseguição, mas ainda assim foram firmes. É interessante a história de Moisés, o grande libertador do povo de Deus. Mas duvido que foi interessante para ele ter que enfrentar Faraó. Também é linda a história do menino Davi que venceu o Gigante Golias. Mas Davi deve ter enxugado o suor das mãos provocado pela ansiedade de enfrentar esse desafio antes de girar a funda. Estevão marcou a história do cristianismo sendo o primeiro mártir, mesmo cheio de fé e poder, mesmo realizando grandes sinais entre o povo, mesmo pregando a mensagem com tanta ousadia. As pedradas doeram a ponto de ele pedir que Jesus recebesse seu espírito e mesmo que, talvez, com a voz trêmula devido a forte afronta a que foi submetido ele gritou: Senhor não lhes impute esse pecado. E Paulo? Como defendeu as doutrinas e como foi usado por Deus para nos ensinar as verdades do evangelho! Mas isso não fez com que os açoites, as prisões e as pedradas não o atingissem. Nós, seguidores de Cristo, não somos intocáveis. Estamos expostos ao perigo em todo tempo. Mas existe uma diferença: A nossa fé! Ela vence o mundo com todos os seus perigos e sofrimentos. E não estamos livres de sentirmos medo das circunstâncias, das afrontas e das perseguições. Mas nós temos um alvo, um objetivo bem definido que é o céu. E o céu é o lugar dos vencedores, é o lugar dos que são fiéis até o fim. Temos como exemplo nosso Senhor Jesus que padeceu por nós. Jesus se sentiu angustiado, orou fervorosamente e pediu ao Pai que o livrasse daquele sofrimento. Jesus chorou, suou sangue, mas não desistiu de morrer na cruz para nos salvar. Jesus venceu a morte, ao terceiro dia ressuscitou e vive para sempre! A quem devemos temer? Jesus nos responde: "Temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno, sim vos digo, a esse temei" (Lc 12.5). Nunca desista de se posicionar ao lado da verdade de Deus, ainda que isso signifique ter que enfrentar perseguições. Deus é maior e é por nós!

"De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarde os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem". Eclesiastes 12.13

www.achandotesouros.blogspot.com

segunda-feira, 7 de março de 2011

ESCOLHENDO O CAMINHO

A Bíblia nos fala, em Mateus 7:13-14, sobre dois caminhos. O texto se refere a um caminho estreito e outro espaçoso. Esses caminhos guiam nossa carreira da fé e nós mesmos escolhemos qual deles seguir. Sendo essa escolha pessoal, ninguém tem o poder de fazer com que alguém siga um desses caminhos obrigatoriamente. Muitos filhos de crentes, sem entenderem nada sobre a fé de seus pais, até parecem seguir pelo mesmo caminho que eles quando de repente se veem estacionados nas dúvidas. Parados nas indecisões desta vida perdem tempo ficando cada vez mais atrasados na carreira da fé. O homem anda a largos passos ao contrário da vontade de Deus e somente ao encontrar as boas novas do Evangelho de Jesus é que ele consegue encontrar o caminho que o conduz cada vez  mais para perto de Deus. Esse caminho é aquele que o texto chama de apertado e diz que por isso poucos são os que o encontram. Esse caminho é o próprio Senhor Jesus. Mas por que então é chamado de apertado? E por que poucos o encontram? Porque sua mensagem, apesar de ser a fonte da vida, é difícil de ser aceita e cumprida por pessoas tão distantes de Deus. Por isso esse caminho é difícil de ser encontrado. Porque as pessoas preferem seguir aquilo que é mais fácil e não requer muito esforço. Seguir Jesus é renunciar sua própria opinião e ter a dEle em cada situação da vida. Abrir mão de ser como se acha que deve ser para ver como Ele diz que tem que ser. É obedecer aos Seus mandamentos tão esquecidos e repudiados pela maioria esmagadora dos religiosos orgulhosos e arrogantes que acham que podem amar a Deus sem demonstrar isso em ações. Seguir Jesus é ser tratado como Ele próprio foi. Significa: sofrer todos os tipos de perseguições, ser caluniado, zombado, desprezado e até mesmo assassinado. Mas isso também significa ser mais que vencedor e, no fim da carreira, receber a coroa da vida das mãos do Senhor. Jesus logo virá nos buscar e é esta esperança que nos fortalece a cada dia na carreira da fé. Eu escolhi o caminho apertado porque sei que Ele conduz ao céu. E repito as palavras de Paulo em Atos 24.14: “Mas confesso-te que, conforme aquele Caminho, a que chamam seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na Lei e nos Profetas”. Disse Jesus: Eu sou o Caminho!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails